A ponte que fica no limite entre os municípios de São João do Sul e Praia Grande, foi interditada nesta segunda-feira, 17, para o tráfego de veículos em função do deslocamento de um dos pilares que dão sustentação à travessia. A ponte está no quilômetro 19 da SC-290A.
“Entre às 16 horas de sábado, dia 15, e às 7 horas desta segunda, dia 17, choveu 363 milímetros em Praia Grande. Foram três meses e meio de chuva nesse período”, afirmou o climatologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Urussanga, Márcio Sônego.
A cabeceira da ponte já havia sido restaurada após ceder em função de fortes chuvas no começo do ano. Os materiais aplicados nesse trabalho anterior ajudaram a segurar a ponte devido à fortíssima correnteza do Rio Canoas.
Neste momento, está sendo feito o levantamento, em conjunto com as duas prefeituras, para se definir um desvio. “A avaliação geral dos estragos só será possível quando a água baixar,” explica o coordenador da regional Sul da SIE, Ademir Honorato.
Emergencialmente, assim que possível, a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e a empresa detentora do contrato de manutenção vão apoiar a ponte com pedras até que o conserto total da estrutura.