Morreu na madrugada de segunda-feira, 3, o jornalista Ricardo Cardoso. A morte foi confirmada por amigos próximos e pela irmã em uma rede social. Segundo apurado, a causa foi um infarto. O jornalista e radialista Ricard Fernandes, diretor do Jornal RD Notícias e da Rede de Comunicação Sul Brasil foi um dos principais profissionais a introduzir Cardoso no rádio e na imprensa lagunense, à época, quando nunca havia sido criado um programa policial, Ricard convidou Cardoso para que juntos formassem parceira no programa que foi ao ar pela rádio Garibaldi de Laguna com o nome de “Na Mira do Tira” programa esse que alcançou o maior indicie de audiência de toda a região. Mais tarde, Ricardo procurou pelo amigo para que o auxiliasse na abertura de um jornal cujo nome foi cuidadosamente escolhido por ele como “Jornal Malagueta”. Ricard lamentou profundamente a morte do amigo que, em muitas ocasiões também lhe prestava algumas informações com relação a política lagunense.
Último registro fotográfico entre Ricardo Cardoso e Ricard Fernandes ocorreu em uma entrevista entre os jornalistas de Laguna no programa “Conversa de Botequim” da Unisul TV.
Aos familiares e amigos, fica aqui os meus mais profundos sentimentos e que Deus acolha seu filho em um novo plano. Desde o fim dos anos 1990, Cardoso atuava na imprensa de Laguna. Passou pelas rádios Garibaldi e Difusora, e assinou colunas nos jornais O Tambor, O Pharol, O Correio e Jornal A Verdade, dirigido pelo amigo Ricard Fernandes, até ter seu próprio, O Malagueta, que circulou entre 2010 e 2018, e atualmente estava na internet. Ficou marcado por um estilo de escrita irônico e humorado, sobretudo quando comentava fatos ligados à política da cidade. O radialista ainda apresentava um programa de entrevistas aos sábados na rádio comunitária Nova Garibaldi e teve atuação pela Laguna Web, emissora transmitida pela internet. Foi um dos fundadores do núcleo local da Academia de Letras do Brasil e de Santa Catarina (ALBSC) e participou das coletâneas literárias publicadas pela entidade, incluindo Mentes de vários tons, de 2018. Foi servidor público municipal e passou pela Polícia Civil. Ricardo Cardoso chegou a ser levado para o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, mas não resistiu às complicações.
O corpo de Ricardo Cardoso permaneceu no hospital Senhor Bom Jesus dos Passos de Laguna até as 14:00hs desta segunda-feira, para atender as normas do SVO – Serviço de Verificação de Óbito - quando ocorre o falecimento fora da unidade hospitalar. O velório terá início 18:00hs. na Capela Mortuária Cristo Rei, e seu sepultamento ocorrerá amanhã, 04/06 as 09:00 no Cemitério da Glória.