Os últimos dias têm sido de muita preparação, a conclusão de uma rotina que iniciou muitas semanas atrás. A partir deste domingo, 21, Laguna terá dois novos diáconos. Às 15h, o bispo de Tubarão, dom Adilson Pedro Busin, celebra a missa de ordenação diaconal de Laércio Vitorino de Jesus e Ruy Francisco Raupp. O ato religioso ocorre na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, em Cabeçuda.
“É uma vocação bem específica, nasce com as primeiras comunidades cristãs”, relembra Vitorino. “O diácono está para servir ao altar, à palavra e à caridade. Tem a missão de anunciar o Reino de Deus às pessoas e ajudar nas missas, e a caridade é a vocação maior. Diácono vem de diaconia, o serviço em grego”.
O diácono é um homem que recebe o primeiro grau do sacramento da ordem na Igreja Católica, existem os transitórios que são aqueles que logo em seguida serão também ordenados padres, mas que devem ser solteiros e fazer votos celibatários, ou seja, não podem casar ou ter relações. A figura do diácono permanente foi resgatada em 1961, no Concílio Vaticano 2º. Apesar de parecer, eles não são substitutos ou padres e também não podem rezar missas, nem cumprir ritos como ouvir confissão ou dar extrema unção.