No período de 10 e 11 de abril ocorreu na Secretaria Estadual de Educação, em Florianópolis, encontro entre todos os Coordenadores Regionais e Supervisores de Ensino para debates e troca de experiências.
A pedido da Secretária Adjunta Patrícia Lueders houve apresentação por parte da Coordenadoria de Educação de Laguna, onde foram abordadas as boas práticas na aplicação de recursos públicos em infraestrutura escolar. Sendo um case de sucesso e referência a nível estadual.
A Coordenadora Regional de Laguna, Marlise Gisela Nunes, e o engenheiro Paulo César Pinto abordaram os desafios enfrentados desde janeiro de 2023 na aplicação de recursos em obras contemplando 30 unidades escolares – incluindo uma escola indígena – 21 unidades descentralizadas do CEJA e 3 comunidades quilombolas, atendendo as demandas de educação nas cidades de Paulo Lopes, Garopaba, Imaruí, Imbituba, Pescaria Brava e Laguna; bem como, na reforma e revitalização do Sambódromo de Laguna onde está localizada a Coordenadoria.
Os resultados obtidos pela CRE-19: Laguna chamam a atenção pelo comparativo entre antes e depois, demonstrando um avanço sem precedentes na condição física das unidades escolares. Obras completas em quadras de esportes, banheiros, rede elétrica para instalação de equipamentos, melhoria em iluminação das salas de aula e áreas externas, manutenção em telhados são alguns exemplos do apresentado pelos servidores.
Destaca-se, em especial, os investimento aplicados na estrutura do Sambódromo de Laguna, onde está instalada a CRE-19. A coordenadora Marlise e o engenheiro Paulo se fizeram presentes em algumas oportunidades na Secretaria de Estado da Educação, em Florianópolis, até consolidar e ter a aprovação para aplicação de recursos públicos em um Plano de Manutenção visando o reestabelecimento pleno da condição da edificação para atendimento à Educação Pública Estadual.
Mais do que números e o planejamento apresentados no evento, os resultados falam por si e a comunidade escolar percebe no dia a dia as melhorias realizadas desde 2023.
O resultado desde 2023 vai além de fotos e índices técnicos de controle do patrimônio público sendo preservado.
A infraestrutura das escolas tiveram melhorias significativas em aspectos como regularização junto aos bombeiros, adequações de acessibilidade, rede elétrica para climatizadores, adequação de iluminação, manutenção em banheiros e revitalização de quadras de esportes com tinta emborrachada.
Hoje somos referência no estado na aplicação de recursos públicos em infraestrutura das escolas, sendo estas as palavras do próprio Governador na data de hoje em pedido de apresentação a ele dos resultados comentados pela Secretaria Estadual de Educação.