O clímax do evento ocorreu durante a última apresentação, culminando com um discurso emocionado do idealizador Adilson Cadorin, que foi calorosamente aplaudido tanto pela plateia quanto pelos atores.
"Devemos agradecer aos atores, equipe técnica e espectadores que tornaram esta a melhor Tomada de Laguna de todos os tempos", enfatizou o historiador."Segundo ele, “o evento confirma a vocação de Laguna para a história".
Presente ao evento, o coordenador da Embratur para o Sul do Brasil, Luciano Boico, saiu da arena entusiasmado e encantado com o que testemunhou. "Foi algo espetacular que retratou a história de uma mulher catarinense guerreira", comentou.
Representando o governo do estado, que apoiou o evento por meio da Celesc, via Programa de Incentivo à Cultura (PIC), o deputado estadual Estêner Soratto Júnior elogiou a iniciativa, acrescentando: "A Tomada de Laguna se renova a cada edição, e o governo Jorginho Mello tem a satisfação de apoiar o evento".
Na opinião do prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, "a Tomada de Laguna fortalece não apenas o turismo em Laguna, mas em toda a região"