Com as fortes chuvas registradas neste sábado, dia 27, o nível do Rio Tubarão teve elevação em alguns pontos e chegou a 2,75 metros durante a madrugada deste domingo, dia 28.
O secretário da Defesa Civil de Tubarão, Diego Goulart, esteve com a equipe em Pedras Grandes, para monitorar a elevação do rio que segue em estado de atenção. Conforme o secretário, apesar da elevação, não há riscos de inundação. Na manhã deste domingo, dia 28, até as 7h48, o nível do rio estava m 2,57 metros.
A previsão da Defesa Civil é que o Vórtice Ciclônico em Médios e Altos Níveis (VCAN) que tem causado temporais em Santa Catarina comece a perder força. Os ventos em baixos níveis mudam de leste/nordeste para norte, favorecendo ingresso de ar menos úmido, que a chuva seja menos persistente e que os períodos de melhoria com sol sejam mais frequentes durante o dia.
No entanto, devido ao encharcamento do solo, o risco para deslizamentos segue moderado a alto nas áreas mais atingidas pela chuva na última semana.
Entre a tarde e noite, a combinação de calor, umidade e o VCAN voltam a favorecer a ocorrência de temporais isolados com chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, vendavais e eventual precipitação de granizo, principalmente entre o Meio-Oeste e litoral com risco moderado para ocorrências associadas.
O vento sopra com intensidade fraca a moderada sem direção predominante. No amanhecer, temperaturas entre 12 e 16°C em grande parte do estado, com exceção do litoral e Vale do Itajaí onde ficam mais altas: entre 17°C e 20°C. As máximas variam entre 18 a 25°C no Planalto Sul, em parte do Meio-Oeste e na Grd. Florianópolis serrana e entre 25 e 30°C no restante do estado. Ondas de leste entre 1 e 1,8 m.
Na segunda-feira, dia 29, o VCAN começa a dissipar, ao mesmo tempo que se afasta gradativamente de SC. A manhã inicia com variação de nuvens e predomínio de tempo firme.
A partir da tarde, a nebulosidade aumenta pelo estado e ocorrem pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente no litoral e Vale do Itajaí, com risco baixo a moderado associado aos temporais e moderado a alto para ocorrências associadas a deslizamentos devido ao encharcamento do solo nas áreas litorâneas.
O vento varia de noroeste a sudoeste pelo estado, com intensidade fraca a moderada. No amanhecer, temperaturas entre 11 e 17°C do Oeste e Meio-Oeste aos planaltos, Alto Vale e Grd. Florianópolis serrana e de 17 e 20°C no litoral e Médio e Baixo Vale. À tarde, temperaturas entre 21 e 27°C no Planalto Sul e de 26 a 32°C pelo estado com as maiores temperaturas ocorrendo no Oeste, no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Na terça-feira, dia 30, a instabilidade diminui em SC. O dia terá predomínio de sol e variação de nuvens e a partir da tarde, o suporte de umidade do mar volta a favorecer aumento de nuvens e ocorrência de pancadas esparsas de chuva e temporais entre o Meio-Oeste, litoral e Vale do Itajaí que devem ser mais isolados se comparado aos dias anteriores com risco baixo para ocorrências associadas.
No Oeste, predomínio de tempo firme. Os ventos apresentam fraca intensidade, variando de oeste/sudoeste entre o Oeste e os planaltos e de sudeste no litoral. No amanhecer, as temperaturas variam de 13°C a 21°C pelo estado, estando menores entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e áreas de maior altitude e maiores no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e litoral.
À tarde, marcas entre 25°C e 33°C pelo estado, com as maiores temperaturas ocorrendo no Extremo Oeste e Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.