Santa Catarina é uma dos estados que será atingido pela onda de calor alertada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas podem ficar entre 38ºC e 40ºC na quinta-feira (14).
A onda de calor, que seguirá até domingo (17), é configurada pelo órgão quando a temperatura fica cinco graus acima da média por um período de três a cinco dias. O alerta indica risco à saúde por conta da temperatura elevada.
Apesar do calor intenso, a onda que antecede a chegada do verão será menos intensa do que a registrada em novembro. Isso ocorre, conforme o Inmet, pois há mais umidade e nuvens, o que faz com que o calor não seja tão intenso.
A quarta-feira (13), que antecedo o início da onda de calor, terá tempo instável e temperaturas altas. À tarde, os termômetros podem chegar aos 35ºC no Oeste e Litoral Sul. Nas demais áreas, segundo a Defesa Civil, eles oscilam entre 24ºC e 29ºC.
O verão em Santa Catarina deve ter temperaturas acima da média, de acordo com previsão da Epagri/Ciram, órgão do governo que monitora as condições do tempo no estado. Isso ocorre por conta da influência do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aumento da temperatura no Oceano Pacífico em relação à média histórica.
Para dezembro, a previsão indica que haverá chuva acima do normal. No entanto, a situação deve se regularizar em janeiro e fevereiro.