O governador Jorginho Mello (PL) acompanhou com proximidade a posse de Javier Milei como presidente da Argentina. A ida ao país vizinho foi justificada pela proximidade com Santa Catarina e a possibilidade de tratar de temas importantes para o estado. Segundo o material distribuído pelo governo catarinense, um dos assuntos possivelmente abordados seria a questão do leite, cuja importação da Argentina tem prejudicado os produtores do estado. A saber se algo foi, de fato, debatido.
Publicamente o que se viu foi Jorginho entregando uma placa para Milei, como lembrança dos catarinenses ao novo presidente, em que se lia: 'Também presidente de Canasvieiras', praia de Florianópolis conhecida por receber muitos turistas argentinos desde a década de 1980. A homenagem faz referência a uma brincadeira criada pelo perfil 'Floripa Mil Grau', bastante popular nas redes sociais, mas que ao ser reproduzida pelo perfil da capital, causou polêmica com muitas pessoas criticando e outras muitas elogiando.
A destacar que Milei, durante a campanha, afirmou que a relação da Argentina com o Mercosul é um estorvo. A conferir as medidas do novo presidente com o bloco comercial que facilita o fluxo turístico dos argentinos ao litoral de Santa Catarina.