A jornalista e escritora Renata Dal-Bó, radicada em Tubarão há 30 anos, assume no próximo dia 8 de dezembro a presidência nacional da AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – para o biênio 2023/2025. A cerimônia de posse da diretoria será realizada às 19h, na Casa José Boiteux, sede da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico, em Florianópolis.
Fundada no Paraná, em 1970, pela jornalista e escritora Hellê Vellozo Fernandes, a AJEB conta hoje com coordenadorias em 19 estados, com cerca de 500 associadas. A associação tem por objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos, ideias e experiências entre suas associadas e estimular a união das jornalistas e escritoras de todo o Brasil, incentivando o aperfeiçoamento profissional, através da participação em coletâneas, cursos, seminários e encontros culturais.
Em dezembro de 2018, Renata fundou a AJEB-SC, junto com outras 20 jornalistas e escritoras. Hoje a instituição já conta com mais de 100 associadas. “Sempre tive o sonho em participar de um movimento feminino, que desse voz à mulher, que as tirasse da invisibilidade e lhes restituísse seu merecido lugar na história. Este sonho começou a se realizar no dia 06 de setembro de 2018, quando tomei posse como presidente-coordenadora da AJEB – Coordenadoria de Santa Catarina, durante o 1º Encontro de Ajebianas, que aconteceu na Academia Cearense de Letras, em Fortaleza. Naquele momento vi que não estava sozinha, que havia muitas mulheres que assim como eu, acreditam no poder transformador da palavra e, por meio de seus escritos, lutam por um mundo mais humano, equânime e, porque não dizer, poético”, afirma.
Conforme a escritora, a autenticação da literatura de autoria feminina no Brasil é um processo de continua construção. “Por isso, esperamos que esta nova diretoria possa continuar a contribuir, não somente para o resgate das memórias coletivas e afetivas das escritoras e jornalistas pioneiras da AJEB, como também para a construção de novos ideais jornalísticos e literários das mulheres contemporâneas, ajudando desta forma para a (re) escritura da história literária-cultural de autoria feminina de nosso país. Esse olhar crítico da mulher na literatura como sujeito histórico na escrita é fundamental para inscrever a memória do jornalismo e literatura feminina brasileira no tempo e espaço atual e futuro”, completa.
Biografia:
Renata Dal-Bó é jornalista e escritora. Graduada em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialização em Língua Inglesa, mestre e doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Mora em Tubarão, SC, onde há onze anos possui uma coluna semanal de crônicas no Jornal Diário do Sul, tendo mais de 500 crônicas publicadas. Fundadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – coordenadoria de Santa Catarina (AJEB-SC).
Presidente da AJEB Nacional gestão 2023/2025. Membro da Rede Sem Fronteiras, membro e assessora cultural da Academia Tubaronense de Letras (Acatul) e membro fundador no Nucleo Accademico Italiano di Scienze, Lettere e Arti (NAISLA). Membro correspondente da Académie de Lettres et Arts Luso- Suisse (ALALS) e da Academia Juiz-forana de Letras (AJL).Vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Tubarão.
Há sete anos, apresenta o programa Bate-Papo Literário na UnitvSC. É autora de quatro livros: Histórias, Sonhos e Imaginação (2015), Para Ti (2018), A Mulher no Casamento – Representações no Teatro do Século XIX (2022), Pingo, O cachorro feliz e medroso/ Pingo, The happy anda fearful dog (bilíngue – 2022), Gota e Pingo: Aventuras em Portugal – Laços de Família, em coautoria com a escritora portuguesa Susana Jorge (2023).