Ex-governador de Santa Catarina, o lagunense Colombo Machado Salles, 97, foi internado no Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis, no final de semana, confirmou o governo catarinense.
O atual governador Jorginho Mello (PL) disse que está “na torcida para a pronta recuperação” e desejou “que logo ele possa estar novamente no convívio de sua família”. As causas da internação não foram tornadas públicas.
Engenheiro civil por formação, Salles sempre se descreveu como “governador por acidente” e foi levado ao Poder Executivo pelo perfil técnico, ficando no cargo de 1971 a 1975. Sua gestão é lembrada pelo Projeto Catarinense de Desenvolvimento (PCD), que teve como objetivo principal a integração regional de Santa Catarina, onde foram abertos mais de 500 quilômetros de estradas, resultando na modernização da rede de comunicações e implantação de 85 mil linhas telefônicas. Entre outras ações, também foi no seu governo que surgiu a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e foi feita a segunda ponte de ligação entre a ilha de Santa Catarina e o Continente, que recebeu seu nome.