Após um apelo do prefeito de Taió, o governador Jorginho Mello determinou a abertura gradativa e controlada das comportas das barragens de Ituporanga e Taió. Segundo o governo, a decisão surge devido à melhora no tempo e o nível dos rios baixando.
“Acabei de chegar de Brasília. Recebi ligações de Taió e já falei com o prefeito. Eu liguei para ele. Determinei a abertura das comportas da barragem de Taió de forma gradativa. Já está autorizado e já fizeram o comando para isso acontecer. Estamos trabalhando para preservar, acima de tudo, a vida dos catarinenses”, disse Jorginho Mello no final da noite de ontem.
Horas antes do anúncio, o prefeito de Taió, Horst Alexandre Purnhagen (MDB), fez um apelo à Defesa Civil. "Vocês estão focados apenas em festividades enquanto Taió enfrenta uma das piores enchentes de sua história! Isso é brincar com as vidas dos cidadãos de Santa Catarina. Estamos à beira de uma tragédia iminente e vocês estão preocupados com a festa (Oktoberfest). Pessoas podem perder suas vidas enquanto as festividades acontecem. Eu responsabilizarei aqueles que estão priorizando festas neste momento crítico. Taió é parte deste Estado e merece atenção e respeito, especialmente agora. Precisamos que as comportas sejam abertas imediatamente para evitar mais danos e tragédias".