“O aviso com bastante antecedência ajudou a salvar a vida, o que é o mais importante e ajudou a salvar o patrimônio também. Agora é acolher essas famílias em casa de parentes, abrigos. Depois que baixar as águas vamos arregaçar as mangas juntos com prefeito e lideranças pra recuperar pontes, espaços públicos, dando todas as condições para reerguer”, frisou o governador.
O balanço mostra ainda que 82 municípios decretaram situação de emergência. Permanecem confirmadas duas mortes no estado, em decorrência das cheias, uma em Rio do Oeste e a outra em Palmeira.
O governo do Estado distribuiu 39.968 itens de assistência humanitária e todas as equipes permanecem a campo, em todas as regiões afetadas, em atendimento à população, por meio da Defesa Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Estado, além de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal.
Apesar da melhora no tempo nesta segunda-feira e terça (9), as operações da Defesa Civil seguem mobilizadas por conta do indicativo de mais chuva para o estado a partir da metade dessa semana.
Permanece alto o risco de alagamentos e deslizamentos por conta dos volumes já registrados.