Uma força tarefa montada em Tubarão faz um alerta à população na manhã deste sábado, dia 7. Segundo a Defesa Civil, o Rio Tubarão pode extravasar e causar inundações. “Provavelmente teremos um cenário muito parecido com o que ocorreu em 2022. Alguns locais poderão ser afetados pelo extravasamento da calha do rio Tubarão”, disse o coordenador regional da Defesa Civil, Anderson Martins Cardoso.
Segundo a prefeitura, em um período de apenas 12 horas choveu cerca de 120 mm, o que corresponde à média do mês inteiro e, como no município já há ocorrências de deslizamentos e alagamentos, o prefeito Jairo Cascaes decretou situação de emergência.
Devido ao volume de chuvas que cai em toda região e com base nas análises dos modelos meteorológicos, é esperado um cenário parecido com o que ocorreu em maio de 2022. Já há no município ocorrências de deslizamentos e alagamentos, com possibilidade de extravasamento da calha do rio Tubarão.
A Tubarão Saneamento disponibilizou imagens ao vivo do rio para que a população possa acompanhar.
A Defesa Civil orienta que haja uma atenção especial das pessoas que residem nas áreas consideradas de risco, próximas aos afluentes e atingidas em 2022: Madre, Bom Pastor, Fábio Silva, Dehon, São Martinho, São Bernardo, Revoredo, São João, KM 60.
À população dessas áreas, orienta-se que, se possível, busquem abrigo em casa de parentes ou nos alojamentos preparados pela prefeitura de Tubarão; que ergam ou retirem móveis e pertences e abriguem os animais domésticos em local seguro. Todas as ocorrências devem ser encaminhadas à Defesa Civil: (48) 3621-9060.