noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Ultimas

Cemitério dos imigrantes italianos deve ser restaurado em Pedras Grandes

Localizada em Azambuja, a necrópole conserva relíquias históricas, como cruzes de ferro, lápides inscritas na língua italiana e túmulos que datam do fim de século 19

Publicada em 23/08/23 às 09:26h - 20 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Cemitério dos imigrantes italianos deve ser restaurado em Pedras Grandes  Compartilhar a noticia Cemitério dos imigrantes italianos deve ser restaurado em Pedras Grandes  Compartilhar a noticia Cemitério dos imigrantes italianos deve ser restaurado em Pedras Grandes

Link da Notícia:

Cemitério dos imigrantes italianos deve ser restaurado em Pedras Grandes
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

Iniciaram esta semana os estudos técnicos para a restauração do primeiro cemitério dos imigrantes italianos do Sul do Estado.


Localizada em Azambuja, Pedras Grandes, a necrópole conserva relíquias históricas, como cruzes de ferro, lápides inscritas na língua italiana e túmulos que datam do fim de século 19.


Uma equipe técnica especializada - composta de arquiteto/urbanista, arqueólogo, engenheiro civil, restaurador, museólogo e historiador -, já está trabalhando no projeto.


Segundo o historiador museólogo Idemar Ghizzo, que chefia a equipe multidisciplinar, há relatos orais que o primeiro sepultamento teria ocorrido em um local próximo ao assentamento dos imigrantes e, mais tarde, transferido para o local onde hoje se encontra o cemitério histórico, ocorrido ali um ano após a chegada dos pioneiros. Um imigrante italiano faleceu ao ser atingido na cabeça por um grande galho de árvore.


“É um dos mais importantes registros do período da colonização iniciada em 1877 em Azambuja que o município começa a restaurar, como homenagem aos imigrantes”, afirma o prefeito Agnaldo Filippi.


Para realizar os estudos preliminares para o projeto de restauração do cemitério e identificar todos os túmulos, a prefeitura de Pedras Grandes e a Fundação Educacional Barriga Verde (Unibave) celebraram um contrato cujo investimento é de R$ 105 mil. A contratação de deu através de processo administrativo e o prazo de execução é de seis meses, até 31 de dezembro deste ano.













ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 238632
Usuários Online: 642
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!