A cerimônia acontece até as 15h, no Centro de Atenção a Terceira Idade (Cati), na Beira-Mar de São José. A despedida é aberta aos familiares, amigos e fãs, segundo a família.
Segundo a Fazenda Lar Vô Ziza, instituição de Longa Permanência Geriátrica de Santo Amaro da Imperatriz, onde o cantor morava desde janeiro de 2022, Ivonir Machado foi hospitalizado em 26 de julho. Em 2018, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Florianópolis.
Garotos de Ouro
Junto do irmão Airton Machado, Ivonir fundou, em Cruz Alta (RS), o grupo Garotos de Ouro, banda gaúcha de músicas tradicionalistas. O grupo fez sucesso com músicas como “Vuco-Vuco” e “Me dá um beijo”.
A mãe de Ivonir, Cristina Machado, era gaiteira e animava bailes na região de Cruz Alta, onde moravam. Durante a infância, ele e o irmão Airton ficaram conhecidos como "Irmãos Machadinho".
Airton Machado morreu em 2021 em um acidente de trânsito com o ônibus do grupo em Águas Mornas, na Grande Florianópolis. Na ocasião, o músico dirigia o veículo que saiu da pista e colidiu contra um barranco de pedras.
Homenagens
No Instagram, o grupo Garotos de Ouro publicou uma mensagem em homenagem ao cantor:
"Nosso Garoto de Ouro, nosso Rei da Vanera! Viveu, brilhou e encantou a todos por onde passou! Hoje partiu pra junto do nosso pai celestial, pra junto da dona Cristiana e seu Amadeu, pra junto de seus irmãos Airton e Amilton, encerrou-se seu tempo aqui conosco, mas continuará brilhando por toda eternidade!"