O cantor Ivonir Machado, fundador do Garotos de Ouro, morreu aos 63 anos nesta sexta-feira (4), em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. A informação foi divulgada por volta das 19h30 na página oficial do artista.
A causa da morte não foi divulgada pela família. Em 2018, Ivonir sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico.
O gaúcho começou a carreira como ritmista e fundou com o irmão o grupo musical Garotos de Ouro ná década de 1970. Desde então, Ivonir firmou-se como intérprete e é conhecido como o “Rei da Vanera”.
Ao longo da carreira, gravou 28 CDs, mais de 600 músicas, teve cinco discos de ouro e um de platina. Ele morava em Santa Catarina, onde realizava shows em CTGs, casas noturnas, clube e rodeios, e onde tem seu escritório, a IMG Produções.
Sua história na música começou cedo, inspirado pela mãe Cristina Machado, que enfrentou preconceitos nos anos 1960 e levou adiante sua paixão pela gaita.
“Quando ela ia fazer os shows na igreja e nas festas de aniversário, o movimento de abrir e fechar a gaita acabava fazendo com que a saia dela subisse. Certa vez, o público reclamou que ela passava mais tempo arrumando a saia do que tocando a gaita, então ela fez uma promessa que só teria filho homem para ser músico e não precisar passar por esse constrangimento”, disse o irmão de Ivonir, Neno Machado, em entrevista.