O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina está realizando o primeiro simulado de urnas previsto no calendário do Plano Geral de Testes do biênio 2023-2024, o 12º Simulado Nacional de Hardware – 12SNH-08/2023. O teste é coordenado pelo Tribunal Superior Eleitoral e ocorre em todo o território nacional. O objetivo do evento é identificar falhas persistentes, inclusive que se manifestam de forma intermitente ou em situações específicas, e registrá-las, a fim de permitir a análise de suas causas e a identificação de possíveis soluções, antes da realização das próximas eleições em 2024.
Como nos anos anteriores, a importância deste evento, que conta com a participação massiva de todos os regionais, revela-se em razão da identificação tempestiva de erros críticos, que poderiam impactar negativamente nas eleições. Deste modo, os testes de urnas, que ocorrem simultaneamente em todo o país, é medida necessária para garantir o bom funcionamento dos pleitos realizados pela Justiça Eleitoral.
O simulado consiste na seleção de urnas operacionais, preparação (inseminação da carga) e votação, simulando um dia de eleição. Assim, é possível reproduzir todo o caminho percorrido por uma urna até a conclusão do processo de votação.
Em Santa Catarina, a organização do evento está a cargo da Coordenadoria de Eleições, subordinada à Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, e conta com a participação voluntária de servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral nas etapas de preparação de urnas e de votação simulada. Essas duas etapas iniciaram na segunda (31/7) no depósito de urnas, localizado no município de Palhoça. Serão testadas 604 urnas eletrônicas (UEs), sendo 53 do modelo 2013, 186 do modelo 2015 e 365 UEs do modelo 2020.
Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, realiza-se a etapa de preparação de urnas, a chamada geração de mídias, e no período de 3 a 4 e 7 a 9 de agosto, ocorre a votação simulada.