A Câmara de Vereadores de Laguna realiza na quinta-feira (27) uma sessão solene em homenagem ao músico Pedro Raymundo. O ato ocorre às 20h, no Cine Teatro Mussi e integra a programação oficial da 41ª Semana Cultural de Laguna (Entre Memórias e Tradições).
Autor da canção ‘Saudade de Laguna’, foi um dos pioneiros da música tradicionalista e um dos maiores artistas regionais que o Brasil teve. Em 2023 sua morte completa 50 anos.
Em 1973 ele já havia recebido o título de Cidadão Lagunense, meses antes de sua morte, em decorrência de um câncer. Sua famosa gaita de oito baixos deve ser exposta em breve no Museu Anita Garibaldi, após sua reabertura.
Pedro Raymundo nasceu em 29 de junho de 1906, em Imaruí. Teve várias profissões, como pescador, oleiro, mineiro, comerciário, ferroviário, condutor de bondes e contínuo, mas sempre se manteve como músico nos turnos contrários.
Em 1944 gravou o seu maior sucesso: "Adeus, Mariana!". Essa música fez tanto sucesso na época que a partir daí ele começou a fazer parcerias com os principais nomes da época do rádio e do teatro, como Ary Barroso.
Nessa mesma época ele conhece Luiz Gonzaga, o famoso Gonzagão, que admitiu em uma entrevista que começou a usar o chapéu de couro e o gibão nas apresentações inspirado na forma que o Pedro Raymundo se vestia. Acompanhe aqui: https://youtu.be/knd0zNNEsa8