O Secretário Nacional da Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, esteve na tarde de hoje (20), em Laguna, para uma coletiva junto aos pescadores e líderes do setor para abordar as principais demandas da pesca. O evento aconteceu no auditório da UDESC.
Ao longo do encontro foram discutidos diversos temas, em destaque a pesca da tainha, que neste ano teve sua cota reduzida. Em entrevista ao Hora Hiper, o secretário da Pesca Artesanal se diz esperançoso em aumentar as cotas para o próximo ano. "Instituímos um grupo de trabalho para discutir a questão das cotas, neste ano não tivemos possibilidade de mudar as cotas, mas estamos em um debate aberto com a sociedade e os pesquisadores para definir novas cotas ainda em 2024", esclarece Ramalho.
Entre as solicitações apresentadas pela comunidade pesqueira foi a questão do mapeamento e a regulamentação da pesca do camarão em Laguna, que visa aprimorar a prática e a preservar ainda mais essa atividade importante para a economia local. O projeto foi entregue ao secretário para que seja discutido e aprovado pelo ministro André de Paula.
O secretário ainda destacou a importância da reconstrução do Ministério da Pesca e Aquicultura e sua nova organização. "Ao longo desse período nunca houve uma secretária para lidar diretamente com a pesca artesanal, esse setor é uma característica inédita para fortalecer ainda mais a atividade”, afirma.
A reunião foi considerada um passo importante para aproximar as entidades políticas da realidade e das demandas dos pescadores da região.