A Comissão Especial de Inquérito (CEI) responsável por apurar os desdobramentos da Operação Mensageiro em Tubarão segue com seus trabalhos, mesmo após as renúncias do ex-prefeito Joares Ponticelli e do ex-vice-prefeito Caio Tokarski. De acordo com o Vereador Maurício da Silva, Presidente da CEI, não há motivo para encerrar os trabalhos devido às renúncias, uma vez que os processos contra os ex-prefeito e ex-vice-prefeito continuam em andamento.
A CEI continua realizando oitivas de depoimentos e análise de documentos. Até o momento, a comissão já visitou o escritório da empresa Serrana, em Pescaria Brava, e o escritório da Raclay, em Capivari de Baixo. Além disso, foram ouvidos servidores e ex-servidores da prefeitura que possuíam ou têm responsabilidade na coleta, pesagem e destinação do lixo, bem como aqueles envolvidos nos processos licitatórios. A CEI também ouviu uma servidora da Comissão instalada pelo ex-prefeito Joares para investigar possíveis irregularidades assim que a Operação Mensageiro foi deflagrada em diversos municípios de Santa Catarina. O ex-prefeito Olavio Falchetti, que antecedeu a gestão de Joares e Caio, também foi ouvido.
Maurício da Silva ressalta que os trabalhos da CEI continuarão até o início da segunda quinzena de agosto, seguindo o prazo estipulado pela Resolução que criou a comissão, que determina um período de até 90 dias para a conclusão dos trabalhos. Após a conclusão, o relatório será apresentado aos demais membros da CEI, avaliado e votado pelo Plenário da Câmara. Em seguida, o documento será encaminhado ao Ministério Público e poderá ser utilizado tanto pela defesa como pela acusação. É importante destacar que todas as reuniões da CEI são gravadas em vídeo e áudio, e as atas são publicadas no Portal da Câmara após a avaliação e assinatura de todos os vereadores membros da CEI.
Em texto divulgado nesta quarta-feira, 12, a CEI reafirmou seu compromisso em conduzir uma investigação transparente e completa, visando esclarecer todos os aspectos relacionados à Operação Mensageiro em Tubarão. A colaboração de todos os envolvidos e o acesso às informações necessárias são fundamentais para o sucesso dos trabalhos da comissão.