Um dos principais festivais literários do país chega a Capivari de Baixo no formato itinerante, no dia 29 de julho, com participação dos escritores Mário Prata e Xico Sá.
Prestes a completar 15 anos como um dos mais importantes eventos do segmento literário no Brasil, a Tarrafa Literária, criada pelo livreiro, editor e autor de Santos, em São Paulo, José Luiz Tahan, passa a ter em 2023 uma edição itinerante: a Tarrafa Literária Viaja.
A estreia do novo formato será realizada no Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, a partir das 14h, com entrada gratuita. A Diamante Geração de Energia é patrocinadora do evento.
Mário Prata
Mário Prata nasceu em Uberaba (MG), mas passou boa parte da sua infância em Lins, no interior de São Paulo. Ao longo de mais de 60 anos de carreira como escritor, tem no currículo três mil crônicas e cerca de 80 títulos, entre romances, roteiros para cinema, livros de contos e peças teatrais. O escritor, que também é jornalista, dramaturgo e cronista, já recebeu 18 prêmios nacionais e internacionais. Sua publicação mais recente é o romance “Drible da Vaca”, lançado em 2021.
Xico Sá
Nascido no Crato (CE), começou a carreira no Recife (PE), atuando como repórter investigativo. Como jornalista, ganhou os principais prêmios do país (Esso, Folha e Abril). Foi colunista da Folha de S.Paulo e participou de programas como Amor e Sexo da Rede Globo, Saia Justa Verão e Papo de Segunda (GNT), Cartão Verde (TV Cultura) Extraordinários, no canal SporTV. É autor de obras como Modos de Macho & Modinhas de Fêmea, Divina Comédia da Fama, Chabadabadá, Big Jato, O Livro das Mulheres Extraordinárias, A Pátria em Sandálias da Humildade e o romance A Falta, seu lançamento mais recente, entre outros.
José Luiz Tahan
Começou sua carreira dividindo-se entre o atendimento em uma grande livraria e o balcão de outra, em uma faculdade de Filosofia com porta aberta para a rua. A experiência deu origem à Realejo Livros, inaugurada em 2003, no bairro do Gonzaga, em Santos (SP), sua cidade natal: uma livraria de rua com bar-café, que rapidamente se tornou ponto de encontros, eventos e efervescência cultural. Disposto a ampliar sua vocação como gerador de conteúdo, também criou a Realejo Editora e o festival internacional de literatura Tarrafa Literária, que em 14 edições já recebeu mais de 330 convidados.
Guto Ambar
Editor de mais de trinta livros de fine art, Guto Ambar estreou como fotógrafo em “Centaurus Dressage”, dedicado ao universo equino. Também publicou “Work and Art”, que registra a rotina de trabalhadores brasileiros em diferentes segmentos da sociedade; e “COE”, retratando o cotidiano da corporação militar paulista de mesmo nome, entre outras obras.