A movimentada segunda-feira (10) na área da política, teve novos desdobramentos na Câmara de Vereadores de Tubarão. Em sessão ordinária, os parlamentares aprovaram a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito para analisar os contratos citados na operação Dark Shark e os trabalhos prestados pela Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).
A CEI da operação que resultou na prisão de empresários da região terá como objetivo apurar a existência de possíveis ilegalidades na aquisição de materiais elétricos e na prestação de serviços e mão de obra.
Para analisar a Cosip, os vereadores que assinam a comissão justificaram que o município aumentou sua receita, mas o gasto com os serviços de iluminação pública seguem abaixo do arrecadado, o que consistiria em uma cobrança de taxa desnecessária na conta de luz dos moradores.
A Operação Dark Shark foi deflagrada pela Polícia Civil última terça-feira (4), em Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava e Jaguaruna. A investigação apura possíveis fraudes em licitações e entrega de serviços prestados às cidades. Seis empresários foram presos e 27 mandados de busca e apreensão cumpridos. Malotes com mais de R$ 7,3 milhões em dinheiro e cheques foram localizados pelos agentes.