Na carta em que comunicou aos vereadores a sua renúncia do mandato de prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP) reafirmou que se empenhará em comprovar a sua inocência e agradeceu o apoio recebido desde a sua prisão, em fevereiro. Ele foi libertado na semana passada e cumpre medidas cautelares. O texto da carta foi revelado pelo portal extra.sc. Nela, Joares afirma que escreveu um diário durante os dias de prisão:
"Como não posso e não devo me alongar para não os cansar, já que tenho muito a falar e o farei no tempo certo, pois que escrevi um diário relatando tudo que vivi e senti nos meus 135 dias de cárcere, que publicaremos e debateremos, especialmente nas faculdades de direito e afins, quando esse processo terminar".
O agora ex-prefeito destacou que renuncia em nome da estabilidade política da cidade:
"Sei que muitos, assim como eu, gostariam de me ver reassumindo o mandato, mas não tenho o direito de pedir que me esperem por mais esse longo período, para não prejudicar o desenvolvimento da nossa cidade, pela qual tanto trabalhamos e nos doamos, que não resiste a tão longa interinidade".