Laguna recebe a terceira edição da Festa Literária Júlia Nascimento (FliJuN), na praça do Museu Anita Garibaldi. Este ano a homenagem será ao pintor Richard Calil Bulos (Chachá), com o tema: “A pesca, o mar de dentro e a poesia”. O evento acontece entre quinta-feira (6) e sábado (8) e integra uma programação intensa na cidade nos próximos dias.
Algumas atrações já foram confirmadas no próximo final de semana em Laguna. Entre elas está a Feira Livre de Artesanato no domingo (9), na praça Vidal Ramos, no Centro Histórico, das 10h às 17h. Os artesãos da cidade expõem mais de 30 marcas autorais, entre presentes e recordações da cidade, como toalhas, comidas tradicionais e camisetas.
Haverá apresentação de música ao vivo com Bira Sax, às 11h30, e do Grupo Circolando, às 15h. Durante o dia tem o tradicional espaço kids, com cama elástica gratuita. A Feira Livre Laguna acontece desde 2015, sempre no segundo domingo de cada mês.
Antes, no sábado (8), a comunidade de Ribeirão Pequeno se reúne para uma animada festa julina no salão paroquial. O arraiá inicia às 20h. Ainda no mesmo dia, acontece mais uma edição do Sábado Legal. As lojas do comércio ficam abertas até as 17h. O convite é feito pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sindilojas).
A programação inclui lançamento de livros, oficinas literárias, contação de histórias, rodas de conversa, música, sarau e feira de livros de editoras independentes. O evento é organizado pela Livraria Coruja Buraqueira, com apoio da prefeitura de Laguna.
Já o Centro de Educação de Jovens e Adultos de Laguna (Ceja) realiza a 1ª Mostra Cultural Açoriana, entre quinta-feira (6) e sexta-feira (7). O evento ocorre no salão paroquial Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Progresso, a partir das 19h. Na programação, gastronomia, artesanato, arquitetura, pesca, cultura, brincadeiras, costumes e muito mais.
Também neste final de semana, a comunidade religiosa do bairro Estreito celebra o Sagrado Coração de Jesus. As festividades acontecem no sábado (8) e domingo (9).
Outra boa opção é aproveitar o Mercado Público, além da Via Gastronômica, também no Centro Histórico. Os pontos têm movimentado a cidade ao longo do final de semana com suas programações musicais e gastronômicas.