Durante a Operação "Dark Shark" realizada na manhã desta terça-feira (4), a Polícia Civil realizou a prisão preventiva de seis pessoas, os nomes divulgados são: João Eduardo Botega, conhecido como "Boteguinha", Gisele Viana, Jaickson Botega, Carlos Roberto Machado, Bruna de Bem Machado e Marco Túlio Kelleter. Eles são apontados como parte do esquema de fraudes em licitações que vinha ocorrendo desde 2017, envolvendo contratos no valor total de aproximadamente R$ 30 milhões.
A ação, conduzida pela 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DECOR/DEIC), realiza o cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão, além das seis mandados de prisão temporária nas cidades de Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava e Jaguaruna.
As investigações tiveram início em 2021, quando foram identificadas irregularidades nos processos licitatórios, envolvendo tanto a competitividade dos procedimentos quanto a entrega dos serviços prestados. Ao todo, foram analisados 51 contratos firmados entre os anos de 2017 e 2022, totalizando cerca de R$ 30 milhões em valores. Vale ressaltar que alguns desses contratos ainda estavam em vigor no momento das investigações.