noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Ultimas

Equipes de Bombeiros Militares Atuam no Resgate de Desabrigados em Praia Grande devido a Fortes Chuvas

Comunidades isoladas e aulas canceladas são algumas das consequências das fortes chuvas na região.

Publicada em 16/06/23 às 13:40h - 32 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Equipes de Bombeiros Militares Atuam no Resgate de Desabrigados em Praia Grande devido a Fortes Chuvas  Compartilhar a noticia Equipes de Bombeiros Militares Atuam no Resgate de Desabrigados em Praia Grande devido a Fortes Chuvas  Compartilhar a noticia Equipes de Bombeiros Militares Atuam no Resgate de Desabrigados em Praia Grande devido a Fortes Chuvas

Link da Notícia:

Equipes de Bombeiros Militares Atuam no Resgate de Desabrigados em Praia Grande devido a Fortes Chuvas
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

Equipes de bombeiros militares das cidades de Criciúma, Araranguá e Passo de Torres estão trabalhando em conjunto para atender a população desabrigada e desalojada na cidade de Praia Grande. Até o momento, 16 bombeiros militares estão envolvidos nos resgates. A força-tarefa é composta principalmente por profissionais do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, localizado em Criciúma.

O principal objetivo dos bombeiros militares é resgatar as pessoas que se encontram em áreas alagadas e com risco de deslizamentos. As comunidades da Pintada, Mãe dos Homens, Pedra Branca e Fortaleza estão isoladas devido às condições climáticas. A intensidade das chuvas aumentou significativamente nos municípios do Extremo Sul do Estado. Algumas cidades já sofreram danos e, por motivos de segurança, tiveram que cancelar as aulas.

Em Balneário Gaivota, a Escola Municipal Darcy Ribeiro, que atende mais de mil alunos, foi afetada pelos alagamentos. O telhado e as calhas não resistiram, resultando na infiltração de água por todo o prédio escolar. As aulas foram suspensas na sexta-feira, 16 de junho. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros já iniciaram a distribuição de lonas para auxiliar no reparo dos danos. Uma família residente na Quinta Avenida precisou utilizar uma lona para cobrir parte de sua casa, que estava sendo atingida pela chuva.

A Secretaria Municipal de Educação está monitorando a situação e cancelou as aulas nas escolas municipais, incluindo a Escola Darcy Ribeiro, a Escola Albino Bernardino de Mello, localizada na Rua Nova, e todos os Centros de Educação Infantil.

Em caso de emergência, os contatos da Defesa Civil de Balneário Gaivota são (48) 99610.7413 e Defesa Civil Estadual 199.

Na cidade de Praia Grande, as ruas no centro estão intransitáveis, e as comunidades da Pintada, Mãe dos Homens, Pedra Branca e Fortaleza estão isoladas. A Serra do Faxinal permanece interditada devido a deslizamentos de terra, e já há registros de famílias deixando suas casas. Outras cidades também estão adotando medidas de emergência. As aulas nas escolas municipais em Jacinto Machado e Santa Rosa do Sul foram canceladas na sexta-feira, 16 de junho. Em Araranguá, também não haverá atividades nas escolas municipais nesse dia. A mesma decisão provavelmente será adotada em breve em outros municípios, conforme orientação do Colegiado Regional da Defesa Civil.

Durante a noite de quinta-feira, 15 de junho, e a madrugada de sexta-feira, 16 de junho, houve um intenso trabalho de resgate em Praia Grande, que continuará ao longo do dia. Cerca de 60 pessoas precisaram deixar suas casas e foram encaminhadas para um abrigo no ginásio municipal. Os bombeiros de Criciúma, Araranguá e Passo de Torres foram acionados para resgatar os moradores. As comunidades da Pintada, Mãe dos Homens, Pedra Branca e Fortaleza ficaram isoladas, e a Serra do Faxinal foi interditada devido a deslizamentos de terra.

O prefeito Elisandro Machado, conhecido como Fanica, está reunido com todos os secretários para planejar ações de recuperação da cidade. Um levantamento oficial dos estragos será divulgado até o final da manhã de sexta-feira. Praia Grande foi a cidade mais afetada pelas chuvas, com comunidades isoladas e a Serra do Faxinal interditada. Cerca de 60 pessoas precisaram ser resgatadas e abrigadas no ginásio da cidade.

Na manhã de sexta-feira, 16 de junho, o prefeito Fanica convocou uma reunião com seu secretariado para definir ações de recuperação e auxílio à população afetada, expressando preocupação com a situação e enfatizando a importância de priorizar o resgate e o atendimento às pessoas.

Para auxiliar nos resgates em áreas de difícil acesso, está sendo deslocado para Praia Grande o helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que normalmente é utilizado em operações especiais na Grande Florianópolis. Devido à gravidade da situação no município do Extremo Sul catarinense, a aeronave operará temporariamente na região.

Uma equipe de resgate composta por bombeiros de várias cidades já está atuando em Praia Grande desde a quinta-feira, 15 de junho. O Major Jihorgenes Luciano Borges, comandante da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, sediada em Araranguá, afirmou que várias equipes, incluindo a de Araranguá, foram deslocadas para auxiliar no resgate das vítimas. Ele também ressaltou a dificuldade do trabalho de resgate devido às condições adversas.

As equipes de resgate continuarão atuando em Praia Grande, e o helicóptero Arcanjo será um reforço importante para alcançar áreas de difícil acesso. O Major Borges mencionou que, apesar das águas estarem baixando, ainda é um momento complicado e que a cautela é essencial durante as operações.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 240707
Usuários Online: 1863
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!