Dados climatológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que as rajadas de vento entre quinta-feira, 15, e esta sexta-feira, 16, alcançaram a velocidade de 83 km/h na região do Farol de Santa Marta. O mesmo índice foi verificado em Bom Jardim da Serra, no Morro da Igreja. O maior registro no Sul do país foi em Tramandaí (RS) com 102 km/h.
Nos últimos dias, o clima no Sul tem sido influenciado pela atuação de um ciclone extratropical que trouxe chuva muito volumosa e deixou estragos em várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como por exemplo em Praia Grande, onde situação de emergência foi decretada. No estado gaúcho, há registro de um morto e cinco desaparecidos, segundo informou o governo estadual nesta manhã.
O ciclone ainda continua nesta sexta-feira entre o litoral dos dois estados, com tendência que a chuva continue nesta sexta, 16, e comece a diminuir durante a tarde. Conforme previsão da Epagri/Ciram e Defesa Civil, no sábado, 17, a atuação de uma área de alta pressão deixa o dia com sol e algumas nuvens no estado. Amanhecer com temperaturas de 10 a 15°C na faixa litorânea, Baixo/Médio Vale, perto de 0°C (com chance de geada) na Serra e de 3 a 10°C em grande parte do estado. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, de 11 a 15°C no Planalto Sul, Meio Oeste e de 15 a 19°C nas demais regiões. Ventos com direção sudoeste a sul, de fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, perto dos 50 km/h, no Planalto Sul na madrugada e parte da manhã (diminuindo no decorrer do dia), no Litoral Sul e Grande Florianópolis ao longo do dia.