Imponente marco arquitetônico e um dos pontos mais visitados da região, o Farol de Santa Marta celebra seus 132 neste domingo (11).
A estrutura foi construída pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, em 1891, quando numa pequena comunidade pesqueira surgia um dos principais cartões postais de Laguna e um dos maiores destinos turísticos de Santa Catarina.
Com 142 degraus em suas escadas em formato de espiral e 29 metros de altura sobre um morro próximo ao oceano, o Farol de Santa Marta pode ser visto a 40 quilômetros a olho nu, sendo considerado um dos maiores das Américas em alcance de foco de luz. A obra centenária atrai olhares e marca a história da cidade.
Construído com barro, areia, pedras e óleo de baleia, é ele quem auxilia a navegação de embarcações até os dias atuais, que, por meio de equipamentos, podem vê-lo a até 85 quilômetros de distância.
Além disso, também fornece informações meteorológicas e emite sinal de rádio para navios, e também é utilizado para a aviação. Para quem está em alto-mar durante a noite, a luz se acende três vezes no intervalo de 30 segundos e o feixe de luz conecta o pescador à terra.