O prefeito de Papanduva, Luiz Henrique Saliba (PP), renunciou ao mandato. O pedido foi recebido pela presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Sandra Silva (PSD), nesta terça-feira (6) e comunicada durante sessão ordinária do Legislativo. O prefeito está preso desde a primeira fase da operação, em 6 de dezembro do ano passado.
O município do Planalto Norte deve ter uma nova eleição, já que o vice-prefeito João Jaime Iankoski (PSD) renunciou ao cargo em 25 de abril. A cadeira de prefeito está sendo ocupada pelo presidente da Câmara, Jeferson Chupel (PSD). Situação similar à que ocorre em Tubarão.
De acordo com a Lei Orgânica Municipal de Papanduva, no caso dos cargos de prefeito e vice-prefeito ficarem vagos durante os três primeiros anos do mandato, o município deve realizar novas eleições no prazo máximo de 90 dias.
Saliba é réu na Operação Mensageiro e também responde a outro processo, desencadeado na Operação Patrola, que investigou crimes de corrupção e fraude de licitações a partir de 2011. Saliba foi condenado neste processo, o que teria motivado o pedido de renúncia.