Plano Diretor
Para que o Plano Diretor de um município seja bem elaborado ele deve seguir o Estatuto da Cidade, Lei Federal nº 10.257/2001 que regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, o Estatuto aponta, dentre outros aspectos, para: a importância do planejamento das cidades; a correta ordenação e controle do uso do solo; a integração e complementaridade entre as atividades urbanas, rurais e de expansão urbana, afirmando a responsabilidade do município em relação ao controle do uso e ocupação do solo das zonas rurais; a justa distribuição dos benefícios e ônus do processo de urbanização, através de estabelecimento de mecanismos de correção de distorções, para diminuir a segregação social; a regularização fundiária e urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda, visando efetivar o direito à moradia daqueles que vivem em condições precárias e sem segurança jurídica de proteção (STEPHAN, 2006).
Plano diretor I
Em Laguna, a falta de responsabilidade de outros gestores acabou por definir um Plano Diretor cheio de falhas, sem embasamento, 100% real. A população deve, sem sombra de dúvida, estar engajada na elaboração desse Plano que define o rumo de toda uma sociedade, por isso, o Plano Diretor deve ser discutido com a coletividade, pois, foi exatamente para isso que elegeram prefeitos e vereadores, ambos os poderes, para trabalhar, única e exclusivamente, em benefício do povo. Devemos estar com os olhos bem atentos, pois, em outras ocasiões, os interesses erem apenas dos interessados, se é que me entendem!
Antiga estação
Uma fortuna gasta para nada, pois, o antigo e histórico prédio da Estação Ferroviária de Laguna continua abandonado há mais de um ano. O IPHAN fez sua parte, porém, não determinou o que deveria ser feito posteriormente e aquele prédio que estava ali, servindo de abrigo para moradores de rua e para o constante uso de droga foi amplamente reformado e agora está servido para que vândalos o invadam afim de promoverem o furto de fiações e tudo o que lhes interessa. Agora, a majestosa edificação, amplamente reformada, está à beira do caos, pois, ao que tudo indica, não há interesse por parte do poder público municipal em acampar aquele espaço e criar algo de interesse coletivo. Que vergonha!
No dia 15/06 tem festa do 15
O MDB de Laguna está programando o maior ato de filiação do município, a Festa acontecerá nas dependências do Clube Recreativo Xavante com a presença de diversas autoridades: Mauro de Nadal, Tiago Zill, Volnei Weber, Dirce Heiderscheidt, Felipe Shimithzs, (vice prefeito de Águas Mornas) Ada De Luca, Eduardo Pinho Moreira, Edinho Bez e João Cobalchini. Falamos apenas das lideranças regionais, porém, o foco se dará a todas as lideranças da terrinha. Será a maior reunião democrática já realizada em Laguna.