O 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Braço do Norte deflagrou nesta terça-feira (22) a Operação Alta Tensão, uma ação integrada com diversos órgãos públicos e instituições parceiras para combater crimes contra o patrimônio, a saúde pública e o meio ambiente na região.
A força-tarefa da operação reuniu equipes da Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, CERBRANORTE (Cooperativa de energia elétrica), Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNBAMA).
O foco principal da Operação Alta Tensão foi a fiscalização de nove estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis e ferro-velho. O objetivo era identificar a possível comercialização de materiais de origem criminosa, com ênfase em fios de cobre, além de verificar as condições de armazenamento e descarte dos resíduos nesses locais.
Resultados da Operação:
9 estabelecimentos fiscalizados
6 locais notificados por ausência de licença de funcionamento
8 estabelecimentos autuados por armazenamento irregular de materiais
7 comércios notificados por condições de risco à Dengue e 1 comércio flagrado com larvas do mosquito
9 estabelecimentos autuados por infrações ambientais
3 caminhões de coleta de resíduos armazenados em locais inadequados e insalubres.
Encaminhamentos à Polícia Civil para investigação criminal
A Polícia Militar reforça que operações como a Alta Tensão são cruciais para coibir atividades ilegais e proteger a segurança, a saúde e o meio ambiente da população. A corporação reafirma seu compromisso em "preservar a ordem e proteger a vida".