Um novo golpe está sendo praticado no Sul de Santa Catarina, envolvendo falsas ameaças de invasões a escolas. Os criminosos alegam que a vítima estaria colaborando com as forças policiais para prender criminosos e exigem quantias em dinheiro para evitar a suposta invasão.
O delegado Luís Otávio Pohlmann, da Divisão de Investigação Criminal (DIC), de Araranguá explicou que os golpistas têm como único objetivo extorquir dinheiro, e não cometer invasões reais. “A Polícia Civil esclarece que esses criminosos estão buscando vantagens indevidas e não a realização de atos criminosos, como invasões em estabelecimentos de ensino ou comerciais.”
A Polícia Civil orienta as vítimas a desligarem o telefone imediatamente, não realizarem qualquer pagamento e acionarem as forças de segurança, como a Polícia Militar ou a Polícia Civil. Além disso, é importante registrar a ocorrência e, se possível, anotar o número que fez contato.
De acordo com o delegado, esse golpe costuma ser praticado por indivíduos em sistemas prisionais, tanto de outros estados quanto locais. Eles utilizam o medo e a ameaça como forma de extorsão.