Seis pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (22), em ação coordenada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Tubarão.
A operação, que ocorreu simultaneamente nos Estados de Santa Catarina e Paraná, teve como objetivo o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva.
A investigação teve início no final do ano passado e no começo deste ano, após uma série de furtos a residências de alto padrão em Tubarão. A DIC de Tubarão, após instaurar o inquérito, prendeu em flagrante dois suspeitos que estavam em posse de um veículo clonado e furtado em Curitiba.
Com o avanço das investigações, em fevereiro deste ano, a polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Tubarão, o que levou à identificação de uma associação criminosa responsável por furtos em várias cidades catarinenses, incluindo Criciúma e Jaraguá do Sul.
Com base nas provas coletadas, a DIC de Tubarão solicitou a prisão preventiva de sete suspeitos e novas buscas e apreensões, pedidos que foram autorizados pela 1ª Vara Criminal de Tubarão.
A operação desta quinta-feira resultou em cinco mandados de busca e três de prisão em Curitiba e São José dos Pinhais, além de um mandado de busca na cidade de Orleans. Durante as buscas, foram apreendidos uma arma de fogo, celulares e outros objetos de interesse para a investigação. Três dos suspeitos já estavam presos por outros crimes e tiveram seus mandados de prisão formalizados.
O inquérito policial, que está em fase de conclusão, apura pelo menos nove furtos, com um prejuízo total que ultrapassa meio milhão de reais. Um dos suspeitos permanece foragido. As investigações duraram cerca de 10 meses.