Dois homens, de 23 e 26 anos, foram presos e um adolescente, de 15, foi apreendido após tentativa de furto em uma joalheria de Siderópolis. A Polícia Militar foi acionada pelo PMSC Mobile durante a madrugada desta quarta-feira, dia 31, na Avenida Municipal, no centro do município.
A equipe policial se deslocou até o local informado, para verificar barulhos vindo do escritório de uma empresa de transportes, vizinha à joalheria, relatados por moradores da região. A guarnição não constatou nada no primeiro momento, pois a empresa estava toda fechada, com as portas trancadas.
No momento que os policiais deixavam o local, eles conseguiram ouvir um som, semelhante ao do manuseio de ferramentas metálicas, vindo do interior do escritório. Com isso, os profissionais entraram no pátio na procura por janelas violadas, quando viram uma que estava destrancada.
Pela janela, foi realizado o acesso ao escritório, onde, em uma sala escura, foram encontrados os três jovens, escondidos atrás de uma estante. Com eles, foram observadas ferramentas, mochilas e dois celulares, além de 4,4 gramas de maconha e 1,5 g de cocaína.
Um deles apontou quais as ferramentas estavam sendo usadas para romper a parede que divide a empresa de transportes e a joalheria. Ele se referiu a um “pé de cabra” e à outra ferramenta “prata”, referindo-se à punção. Além disso, próximo à parede mencionada, foi encontrada uma lanterna.
A Polícia Militar já havia recebido informações sobre um furto contra a ótica e joalheria, em fase de planejamento. Com isso, os proprietários do estabelecimento já haviam recebido, inclusive, consultorias através de visitas da equipe policial, e assim reforçaram a proteção interna e externa da loja.
Finalizando a ocorrência, a PM deu voz de prisão aos maiores de idade, e apreendeu o adolescente, pelo crime de furto qualificado tentado. A guarnição, então, solicitou o apoio de outra viatura policial de Criciúma e conduziu todos os envolvidos e instrumentos utilizados até a Delegacia de Polícia Civil de Criciúma.