noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Segurança

SC bate um triste recorde: 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

Mandatário de Urussanga e dois vereadores foram detidos nesta terça-feira (16), na Operação Terra Nostra

Publicada em 16/04/24 às 10:23h - 26 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia SC bate um triste recorde: 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção  Compartilhar a noticia SC bate um triste recorde: 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção  Compartilhar a noticia SC bate um triste recorde: 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

Link da Notícia:

SC bate um triste recorde: 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

O nome das operações do Gaeco se multiplicam, Mensageiro, Limpeza Urbana, Travessia e, agora, Terra Nostra, mas o saldo é um tapa na cara da sociedade de Santa Catarina que se orgulha de ser ordeira e avessa à corrupção: 19 prefeitos presos, um vice e três vereadores, além de servidores públicos afastados e empresários detidos, em menos de dois anos, a partir de 8 de dezembro de 2022. Destes, apenas seis mantêm-se no cargo.

Nesta terça-feira (16), a Polícia Civil prendeu quatro pessoas, entre elas o prefeito Gustavo Cancelier (PP), de Urussanga, os vereadores Thiago Mutini (PP) e Beto Cabeludo (Republicanos) e um ex-servidor comissionado por supostamente atuarem em prejuízo ao erário na compra de dois imóveis superfaturados.

De acordo com o autorizado pelo Tribunal de Justiça, a 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da DEIC, na segunda fase da operação Terra Nostra, investiga os crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, o uso indevido da renda pública e a contratação direta sem a devida licitação. Em março passado, uma busca e apreensão já foi feita na prefeitura no Sul do Estado e os advogados de Cancelier disseram que o prefeito nada teve a ver com a aquisição dos imóveis.

A lista de prefeitos detidos em Santa Catarina é grande, passa por 16 mandatários, um vice e um vereador na Operação Mensageiro, e três prefeitos, respectivamente nas operações Limpeza Urbana, Travessia e Terra Nostra. A coluna ainda aguarda a manifestação dos advogados do prefeito, dos vereadores e dos ex-servidor.

Maioria dos prefeitos renunciou ou teve o mandato extinto

No último dia 10, o prefeito Ari Wollinger, o Ari Bagúio (PL), de Ponte Alta do Norte, renunciou ao cargo, o que deixou somente cinco prefeitos presos desde 2022 ainda no mandato, se considerado Gustavo Cancelier, de Urussanga. Na Operação Mensageiro, dos 16 prefeitos, um vice e um vereador presos, por supostamente receberem propina para manter os contratos com uma empresa de coleta e tratamento de lixo, somente três não perderam o mandato ou renunciaram.

Bagúio, preso com dois filhos e um secretário, em janeiro deste ano, na Operação Limpeza Urbana (desdobramento da Mensageiro), também foi investigado pelo Gaeco por suspeita de irregularidades no contrato de limpeza urbana do município, próximo a Curitibanos. Os filhos já conseguiram hábeas em março, mas o prefeito teve negado o benefício pelo Superior Tribunal de Justiça, na terça-feira (9).

O vice Rubens Bernardo Schmitt (PP) assumiu o cargo em definitivo, já que estava na função desde a prisão de Bagúio, investigado por associação criminosa, corrupção passiva e concussão.

No dia 24 de janeiro deste ano, a Operação Travessia, também do Gaeco, prendeu o prefeito de Barra Velha, Douglas Elias Costa (PL), mas por outro esquema de corrupção. Costa é acusado de desviar recursos públicos para a construção de uma ponte na cidade.

O episódio rendeu um fato curioso com efeito cascata: Douglas Elias foi afastado por até 180 dias do cargo pelo Tribunal de Justiça, dois dias depois da prisão, e o vice-prefeito Eduardo Peres (Republicanos) renunciou ao cargo. Coube ao presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Pontes da Cunha (PSD), assumir a prefeitura interinamente.

Veja como está a situação política de cada prefeito e vice presos na Mensageiro:

Prefeito Município Partido Situação
Luiz Henrique Saliba Papanduva PP Mandato extinto
Deyvison Souza Pescaria Brava MDB Renunciou
Vicente Corrêa Costa Capivari de Baixo PL Renunciou
Marlon Neuber Itapoá PL Renunciou
Joares Ponticelli Tubarão PP Renunciou
Caio Tokarski (vice-prefeito) Tubarão União Brasil Renunciou
Antônio Ceron Lages PSD
Antônio Rodrigues Balneário Barra do Sul PP Mandato extinto
Luiz Carlos Tamanini Corupá MDB Renunciou
Luiz Divonsir Shimoguiri Três Barras PSD Renunciou
Luis Antonio Chiodini Guaramirim PP Renunciou
Adriano Poffo Ibirama MDB
Patrick Corrêa Imaruí Republicanos
Sesar Tassi Massaranduba MDB Renunciou
Adilson Lisczkovski Major Vieira Patriota Mandato extinto
Alfredo Cezar Dreher Bela Vista do Toldo Podemos Renunciou
Felipe Voigt Schroeder MDB Renunciou


Fonte: SCC10



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 259712
Usuários Online: 752
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!