O fluxo de veículos nas marginais da BR-101, no trecho que passa pelo bairro São Cristóvão, em Tubarão, permanecerá em duplo sentido de circulação. A afirmação é da assessoria da CCR ViaCosteira, concessionária responsável pelas obras. Há alguns meses, a concessionária iniciou uma série de intervenções nas vias marginais entre Garopaba até Sangão para instalar o sistema binário, ou seja, passar o fluxo de mão dupla para mão única. As alterações causaram transtornos em diversos municípios como Capivari de Baixo, Laguna e Pescaria Brava. Em Tubarão, as alterações geraram grande preocupação para os moradores, principalmente os do loteamento Presidente Juscelino Kubitscheck, que com a atual mudança, teriam de realizar o retorno para suas casas cruzando a faixa da rodovia BR-101. Diante da situação, o gerente de Trânsito e Mobilidade de Tubarão, Charles Conceição, encaminhou ofícios à CCR ViaCosteira e também para Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, em busca de uma solução para o impasse. “Na situação específica do São Cristóvão ficou claro que haverá risco, jogando os moradores para dentro da BR-101 para fazer o retorno. Aquela é uma região com plantações de arroz e as máquinas teriam que passar pela rodovia para retornar ao bairro, o que afetaria drasticamente a segurança dos moradores. Encaminhamos ofício à Procuradoria Geral da República e para outros órgãos federais pedindo que essa intervenção fosse revista”, explica o gerente de Trânsito, que confirmou que após as reivindicações, a CCR decidiu que irá preservar o trecho em mão dupla. “Foi uma luta de diversas lideranças da região. Vereadores e os nossos deputados da região encaminharam ofícios e participaram de reuniões para buscar soluções. Já nos demais trechos, as mudanças para mão única já foram executadas”, ressalta o gerente. De acordo com a assessoria da CCR, o trecho no bairro São Cristóvão não terá alterações para preservar a segurança da comunidade, porém, a intervenção “fazia parte do contrato de concessão da rodovia assinado com o poder concedente (ANTT), onde um dos itens determina a eliminação de conflitos frontais, visando a segurança viária e a fluidez do tráfego. Essa abordagem tem como objetivo reduzir significativamente o risco de acidentes e trazer melhorias para o fluxo de veículos.” Para eliminar esses conflitos frontais, a concessionária executou a instalação de sistema binário (mão única) em todo o perímetro que passa pelo trecho Sul da rodovia entre Garopaba, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Tubarão até Sangão. “Na região da Amurel já foram feitas todas as alterações previstas em contrato, portanto, não terá mais alterações. Já as novas obras de construção de marginais já iniciaram em sistema binário conforme contrato com o governo federal.”