O caso mais recente de notas falsas circulando pelo comércio de Laguna teve seu desfecho na sexta-feira, 1.
Quatro adolescentes adquiriram as cédulas pela internet e realizaram algumas compras nesses últimos dias, principalmente em estabelecimentos de tele-entrega de lanches.
Ao todo, foram R$ 8 mil adquiridos de forma criminosa, sendo que cada um ficou com R$ 2 mil em notas falsas. Em um dos casos, o porteiro de um condomínio informou sobre o proprietário de um apartamento que havia solicitado uma pizza. No local não havia morador e foi usado apenas para receber a entrega e realizar o pagamento com o dinheiro falso.
Por aí se chegou aos outros envolvidos, que acompanhados dos pais já compareceram à delegacia de Polícia de Laguna para prestar mais esclarecimentos e ressarcir todos os estabelecimentos que foram lesados. Boletins de ocorrências foram registrados pelas vítimas.
Agora Laguna apurou junto à Polícia Civil que os pais dos autores assumiram o prejuízo e vão ressarcir todos os estabelecimentos que foram lesados. Como o prejuízo será sanado, nenhuma investigação será aberta localmente, mas o caso vai ser comunicado para a Polícia Federal.
É importante que as pessoas fiquem atentas ao receberem cédulas, especialmente de maior valor.
O Banco Central possui uma página específica para mostrar como identificar se as cédulas são verdadeiras, inclusive com animação. Confira aqui: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/notadeduzentos
No site do Banco Central também há informações de como agir em caso de cédula suspeita. As orientações estão disponíveis aqui: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/cedulassuspeitas
As informações são do portal Agora Laguna