Como o foco principal é sempre a prevenção com vistas em reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina, durante toda a temporada, foram realizadas mais de 10,5 milhões ações de prevenção que envolvem a abordagem direta de banhista (areia e mar), recepção de excursões, ronda na areia da praia, entrega de pulseirinhas para as famílias que estão com crianças ou pessoas que necessitam dessa identificação, entre outros.
Quando o assunto é conhecimento e prevenção para o público infantil, o CBMSC oferece o Projeto Golfinho, que em janeiro deste ano completou 25 anos com cerca de 100 mil crianças formadas. Só nesta temporada foram 6.509 golfinhos formados que, com certeza, abordarão a temática de prevenção com seus familiares, ampliando o alcance da informação.
O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano Bastos das Neves, ressalta que a operação não acabou, e que corporação segue empenhada na prevenção e no salvamento e orientando que a população tenha senso de auto prevenção, respeite as sinalizações e orientações dos guarda-vidas.