Quando o assunto é golpe, os criminosos estão cada vez mais audaciosos usando da alta tecnologia para subtrair dinheiro sem deixar rastros. Desta vez, um empresário de Içara foi vítima de estelionatários na última semana, o que lhe gerou um prejuízo de R$ 125 mil. Os fraudadores aplicaram no homem o “golpe do falso funcionário”, ou seja, eles usam da engenharia social para subtrair dados sensíveis ou dinheiro das vítimas, se passando por instituições financeiras. Foi o caso do dono de uma loja na Vila Nova que, de acordo com o Boletim de Ocorrência, recebeu um SMS informando que havia uma “compra aprovada no seu cartão de crédito”.
ESQUEMA
O esquema ocorre principalmente através de ligações telefônicas, no qual criminosos elaboram e executam ações bem montadas, muitas vezes até usando o 4004 ou 0800 do banco da vítima. “Era para ligar no 0800 que constava na mensagem. Liguei e disseram que fizeram um pix de cem mil reais indevidamente na conta e solicitaram que entrasse em um link para que o valor fosse devolvido. Num clique só, fácil fácil, liberaram cem mil. O link abriu com a mesma tela de acesso do app do meu banco”, explica o comerciante.
Os bandidos são tão articulados que já contam com uma série de “modalidades” do golpe: golpe no telefone fixo; golpe da falsa central; golpe da transferência; golpe da videochamada. Neste tipo de crime, os marginais usam a “técnica Phishing” – método de ludibriar para que o cidadão compartilhe suas senhas, números de cartão de crédito e outras informações sensíveis, apresentando-se como uma instituição confiável através de e-mail, mensagem ou telefonema.
“Acionei o banco e, agora, aguardo o estorno do dinheiro que foi retirado da conta empresarial que tinha uma contratação do crédito pré-aprovado. Pediram para aguardar dez dias”, completa. O caso será investigado pela Polícia Civil. “Ainda não entrou nenhum registro. São muitos golpes”, conclui Rafael Iasco, delegado de Içara.
Dicas para evitar cair no golpe: