Um homem de 34 anos foi preso nesta última quinta-feira, dia 11, suspeito de ter ameaçado estuprar a própria mãe em Canoinhas, no Planalto Norte de SC. A vítima relatou à Polícia Civil que o filho é paciente psiquiátrico e estava em surto quando ocorreu o crime.
Conforme relatado pela vítima ao delegado Eduardo Borges, o homem estaria em surto e teria ameaçado estuprar a mãe durante toda a manhã. Em certo momento, então, ele pegou a mulher pelos braços e falou novamente que a abusaria.
Enquanto era segurada pelo filho, a mulher afirmou que chamaria a polícia, momento em que ele a soltou. Diante das inúmeras ameaças, a mãe acionou a Polícia Militar, que prendeu o suspeito.
Em conversa com o delegado, a mulher relatou todo o caso. “Ele não chegou a tentar [o estupro], mas a ameaçou com uma enxada”, conta o delegado.
A vítima também contou ao delegado que o filho fazia tratamento psiquiátrico e estaria em surto. “Ficou bem evidenciado por ela que é paciente e estava sem medicação ou em mudança de medicação e algo desencadeou o surto”, explica o delegado.
Segundo a mãe, o homem não tem histórico de violência. Além disso, ela não quis solicitar medida protetiva contra o filho.
Inclusive, ela levou até a delegacia os remédios que o homem costuma tomar e seu histórico de atendimento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Diante do caso, o órgão assistente foi acionado e deve fornecer as medicações faltantes ao paciente.
O homem foi preso por ameaça e, agora, será encaminhado para audiência de custódia. A partir disso, será avaliado se ele deve ficar detido ou solto.