Um pastor de Igreja foi preso pela Polícia Civil nesta segunda-feira, dia 8, por suspeita de diversos abusos sexuais contra crianças e adolescentes em Balneário Rincão. As investigações revelaram uma série de crimes cometidos ao longo de vários anos.
O homem, de 39 anos, é acusado de abusar sexualmente de várias vítimas desde o ano de 2010, especialmente em uma região de lazer próxima a uma lagoa na cidade. As investigações, conduzidas pela Delegacia de Proteção à Mulher (DPMu) de Balneário Rincão, revelaram que os abusos eram reiterados e praticados de forma sistemática.
Os relatos das vítimas, registrados em atendimentos pelo Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e depoimentos especializados pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), são chocantes.
Conforme o delegado do Balneário Rincão, João Westphal, as investigações começaram no final de 2021 quando receberam a primeira denúncia. Segundo o delegado, uma das vítimas ficou nove anos sendo abusada pelo pastor e conseguiu fazer a denúncia após passar por tratamento psicológico. “Hoje ela já é maior de idade. Porém é importante ressaltar que as vítimas tinham entre 9 e 12 anos”, detalha.
Uma das vítimas relatou que outras meninas também foram abusadas pelo homem, mas que ainda não conseguiram superar o medo para denunciá-lo.
A Polícia Civil representou pela prisão do investigado, que teve o pedido deferido pelo Juízo da Vara Criminal de Içara/SC. Na tarde de ontem, os policiais civis efetuaram a prisão do pastor, que agora se encontra à disposição da Justiça no presídio Santa Augusta, em Criciúma.