Policiais federais cumprem quatro mandados dentro de uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). As ordens judiciais de busca e apreensão foram deferidas pela Vara Federal da cidade paulista contra alvos em Laguna, São José, Palhoça e Florianópolis. O bairro não foi divulgado.
Segundo a corporação, as residências investigadas são de três homens e uma mulher, apontados como aliciadores e financiadores de despesas das viagens. Dispositivos eletrônicos foram apreendidos.
A operação desta terça-feira, 24, é resultado de investigações iniciadas a partir de presos que tentavam embarcar com drogas em voos para a Europa. Um dos investigados, 41 anos, de Florianópolis, tem passagem anterior por tráfico e foi alvo das buscas após ligação com as apurações feitas a partir da prisão de um homem, 56 anos, que tentou viajar para Lisboa com cocaína.
As outras ordens, incluindo a de Laguna, fazem parte da investigação decorrente de um prisão em maio deste ano de um homem, 36 anos, que tentou seguir para Portugal com cocaína em meio às roupas da bagagem. Os alvos são dois homens, 29 e 31 anos, e uma mulher, 35, sendo que ela seria irmã de um deles.
Inspirado pelo latim, o nome da operação da PF significa ‘impuros’ e é referência ao modelo de atingir dos dois grupos criminosos, que conseguiam misturar as drogas em peças de roupas.
O crime de tráfico internacional de drogas pode render até 25 anos de prisão. Já o material apreendido em Santa Catarina será encaminhado à sede da Polícia Federal em Campinas.