A ação é resultado de uma investigação que vem sendo desenvolvida há mais de ano e que começou com a lavratura de um auto de prisão em flagrante em Morro da Fumaça. Após reunião do material, concluiu-se o inquérito policial na cidade de Braço do Norte, que culminou em 26 indiciamentos.
O material foi recebido pelo Ministério Público de Santa Catarina, que prontamente denunciou os investigados, que responderão por crimes como organização criminosa, tráfico de drogas, corrupção de menores, posse, porte e disparo de arma de fogo e lavagem de dinheiro.
Na ação desta segunda-feira, 16, foram apreendidos inúmeros aparelhos celulares, entorpecentes como maconha, cocaína, crack e êxtase, além de apetrechos para o tráfico, munições e armas de fogo. Foram lavrados quatro autos de prisão em flagrante, um auto de apuração de ato infracional e um termo circunstanciado.
Foram cumpridos mandados em São Pedro de Alcântara (Presídio), Palhoça (Colônia Agrícola), Laguna, Armazém, Tubarão, São Ludgero e Braço do Norte.
A ação contou com a participação de aproximadamente 180 policiais e com o apoio do Serviço Aeropolicial Sul, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais, de policiais das Delegacias Regionais de Polícia das 5ª, 6ª e 18ª regiões. Além disso, a operação contou com apoio da Polícia Militar por meio do K9, Cati e PPT da mesorregional.
A delegada Jucines Ferreia em um vídeo publicado em seu Instragam, comentou que a ação realizada na segunda-feira, foi a maior operação que ela ja participou.
"Foi minha maior operação, coordenando policiais de diferentes instituições, em que pude sentir a satisfação de homens e mulheres que assim como eu, entram para polícia com o Desiderato de cumprir seu propósito de vida, qual é a de ser instrumento de Justiça. Foram por volta de 200 policiais mobilizados para fazermos a diferença na segurança das pessoas.Obrigada a todos que junto comigo fizeram a diferença".