A Polícia Científica de Santa Catarina trabalha para identificar um corpo encontrado em avançado estado de decomposição na comunidade de Nova Prata, localizada a 30 km de Campo Belo do Sul, na Serra catarinense, por conta das chuvas.
A suspeita é de que o corpo encontrado seja do jovem Maicon Moraes Agostinho, de 22 anos, desaparecido desde o último sábado (7), ainda segundo a Polícia Científica.
Uma prima da vítima disse que Maicon teria saído de um bar, em Nova Prata, por volta das 16 horas, montado em um cavalo, e seguido em direção a sua residência.
Ao tentar atravessar uma ponte submersa durante a tempestade, acredita-se que a forte correnteza tenha causado a queda do jovem no rio. Aparentemente, o animal conseguiu se manter na superfície da água, mas Maicon não foi encontrado.
Conforme a familiar, as roupas do jovem foram avistadas próximas à ponte, intensificando a suspeita de que ele tenha sido levado pelo rio.
O corpo foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros, após familiares terem solicitado o apoio da guarnição catarinense na quarta-feira (11). Desde então, as equipes atuavam no local com embarcações e buscas terrestres.
A procura na superfície do rio ocorreu numa extensão de aproximadamente 8 km, entre a ponte e uma corredeira do Rio Caveiras. Já a terrestre, em trilhas às margens do rio, com equipes do CBMSC e do Bombeiro Voluntário de Campo Belo do Sul.
Além disso, o helicóptero Águia 04 engajou nas buscas por Maicon Moraes. A guarnição, antes de seguir para o local, pousou no centro do município, onde definiu a estratégia de ação.
Outras três mortes causadas pelas chuvas
A primeira morte confirmada durante as chuvas em SC foi a de um morador de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. Ele morreu na quarta-feira (4), dia em que começaram as fortes chuvas no estado, após tentar atravessar de bicicleta a correnteza em uma plantação de arroz. Ele “perdeu o controle e caiu no valo, que estava cheio em decorrência das chuvas”, informou a Defesa Civil.
O segundo óbito foi divulgado no último domingo (8) e ocorreu na cidade de Palmeira, na Serra catarinense. O homem morreu após tentar atravessar de carro uma rua alagada.
A vítima estava dentro de uma caminhonete e percorria a Estrada Geral, em direção ao distrito de Mato Escuro. No meio do caminho o veículo morreu e o carro foi tomado pela água, que estava em altura de cerca de um metro do chão.
Já a terceira morte ocorreu neste sábado (14) em Rio do Sul, também no Vale do Itajaí. Uma mulher, de 75 anos, morreu afogada após tentar subir na sacada da casa e acabar caindo em uma área alagada, no bairro Canoas.
Previsão de mais chuva
As fortes chuvas voltarão a castigar Santa Catarina no começo desta semana, segundo alerta da Defesa Civil. As regiões do Grande Oeste, planaltos e Alto Vale do Itajaí receberam alerta laranja do órgão, com o acumulado de água podendo chegar a 150 mm e possíveis acidentes.
São esperadas tempestades acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, com risco moderado a alto para destelhamento, queda de árvores e danos à rede elétrica, bem como inundações e deslizamentos. As demais regiões do Estado ficarão em observação.