O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) fez uma vistoria em sete unidades de ensino da cidade de Laguna durante a semana, com objetivo de verificar as condições e a regularidade da merenda escolar oferecida em escolas municipais.
A vistoria foi feita pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Laguna após a instauração de um procedimento de apuração preliminar de ofício depois que o MPSC tomou conhecimento da possível falta, escassez e deficiência da merenda escolar na cidade.
Entrevistas com diretoras, professoras, merendeiras e alunos, foram feitas pelo MPSC, além de verificar o estoque de alimentos e fez o levantamento de alguns itens. Ao órgão, a Secretaria de Educação do Município de Laguna informou que, após a apuração em uma auditoria, a forma de gerenciamento da alimentação escolar foi alterada, especialmente em razão da identificação de desperdício de alimentos, produtos vencidos e em excesso nas unidades de ensino.
Duas unidades de ensino não tinham estoque de carne suficiente para o dia seguinte, além de ter havido a repetição do mesmo tipo de carne em todos os dias anteriores à semana.