noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Segurança

Operação Fundraising: Gaeco desarticula esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em SC

Prefeitura de Gravatal emitiu nota afirmando que não houve ação ou cumprimento de mandados dentro do Paço Municipal, assim como em qualquer outro setor público ou com servidores

Publicada em 29/09/23 às 09:32h - 20 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Operação Fundraising: Gaeco desarticula esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em SC  Compartilhar a noticia Operação Fundraising: Gaeco desarticula esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em SC  Compartilhar a noticia Operação Fundraising: Gaeco desarticula esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em SC

Link da Notícia:

Operação Fundraising: Gaeco desarticula esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em SC
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

Na quinta-feira, dia 28, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) lançou a operação Fundraising, que tem como alvo uma organização criminosa acusada de fraudar processos licitatórios e movimentar mais de 18 milhões de reais em recursos públicos. A investigação é conduzida pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina, em conjunto com o Gaeco e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC). A operação se concentra em desvendar as atividades de uma organização criminosa que influenciava e direcionava a elaboração de editais de licitação, fornecendo modelos para instituições públicas por meio de empresas de fachada ou indivíduos usados como intermediários ("laranjas"). O foco principal era a captação de recursos junto aos órgãos legislativos em Brasília, com o desenvolvimento de projetos voltados para municípios catarinenses de pequeno porte. Além das suspeitas de fraudes em licitações, a investigação revelou indícios de pagamentos indevidos a agentes públicos, já que as empresas contratadas muitas vezes não cumpriram os serviços contratados. A organização teria participado e vencido 308 certames, celebrando contratos com 146 municípios catarinenses, resultando em pagamentos que superaram os 18 milhões de reais. Os crimes investigados incluem organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa e fraude em licitação. As equipes envolvidas na operação executam 16 mandados de busca em várias localidades, incluindo Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Gravatal e Brasília (DF). O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ofereceu apoio técnico para as diligências na capital federal. Os mandados foram emitidos pela quarta câmara criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). FUNDRAISING. A operação recebeu o nome de "Fundraising," termo em inglês que se refere a uma metodologia para facilitar a captação de recursos. O Gaeco é uma força-tarefa composta por diversos órgãos, coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina, que inclui a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Estadual da Fazenda, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa. O GEAC, por sua vez, é um grupo de membros do Ministério Público de Santa Catarina especializado em investigações e ações judiciais de combate à corrupção, especialmente quando os casos apresentam maior gravidade ou complexidade.

Comunicado Prefeitura:

A Prefeitura de Gravatal emitiu uma nota afirmando que não houve ação ou cumprimento de mandados dentro do Paço Municipal, assim como em qualquer outro setor público ou com servidores relacionados à Prefeitura. A administração municipal reiterou seu compromisso de continuar trabalhando em prol dos cidadãos de Gravatal com transparência e dedicação.

Confira abaixo a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Gravatal, por meio do Departamento de Comunicação e Procuradoria Jurídica, informa que no início da manhã desta quinta-feira, dia 28 de setembro, através dos meios digitais (site do MPSC e redes sociais) ficou sabendo, assim como os demais, que o Município está entre as cidades alvos da operação "FUNDRAISING" realizada pelo Ministério Público de Santa Catarina, assim como acontece em Florianópolis, Itajaí, Blumenau e Brasília. A Administração Municipal, através do prefeito Clei Rodrigues, destaca que não houve nenhuma ação ou cumprimento de mandados dentro do Paço Municipal, assim como em nenhum outro setor público e/ou servidores relacionados à Prefeitura de Gravatal, que tenham chegado ao conhecimento do Executivo. Gravatal é citada na operação que, segundo o MPSC, “visa desarticular organização criminosa que teria fraudado diversos processos licitatórios. A investigação, realizada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina, pelo Gaeco e pelo Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), apura práticas realizadas por organização criminosa que, por meio de diversas empresas de fachada ou pessoas físicas utilizadas como ‘laranjas’, influenciavam e direcionavam a construção de editais de licitação encaminhando modelos para serem aplicados por instituições públicas”. O expediente na Prefeitura de Gravatal segue normalmente. Os gestores da Prefeitura reiteram o compromisso de seguir o trabalho em prol do cidadão gravatalense com comprometimento e transparência.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 257495
Usuários Online: 1116
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!