Em uma megaoperação conjunta deflagrada nesta terça-feira, dia 29, a Polícia Civil de Santa Catarina (PC/SC) e do Rio Grande do Sul (PC/RS) prendeu 51 investigados e apreendeu 19 armas, conforme informações iniciais da ação. A “Operação Turrim”, segundo a Polícia Civil, teve como objetivo desarticular uma associação criminosa armada interestadual.
No Sul de Santa Catarina 16 pessoas foram presas e 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Araranguá, São João do Sul, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Passo de Torres.
Dois dos principais alvos da megaoperação foram empresários que, conforme a polícia, exercem funções de liderança no grupo criminoso, já tendo ocorrido execuções por desafetos de traficantes de facção rival, com o intuito de monopolizar a venda de entorpecentes na região litorânea gaúcha.
A ação foi coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) da PC/RS e contou com a participação de 80 agentes da PC/SC e 20 da PC/RS.