Polícia Civil e Militar deflagraram mais uma fase da Operação Narcos Gravatal. A operação é considerada uma das maiores investigações de combate ao tráfico de drogas já realizadas no Município de Gravatal. A integração entre os setores de Inteligência da Polícia Civil e Militar de Gravatal e região foi fundamental para a prisão e identificação de um grande grupo de criminosos voltado para o tráfico de drogas e outros crimes em Gravatal e região.
Na tarde de quarta-feira, 23/08/2023, e na noite de quinta, 24/08/2023, a Polícias Civil e Militar de Gravatal, Armazém, Orleans e Braço do Norte deflagraram mais uma fase da “Operação Narcos Gravatal”.
A nova fase da operação, que apura o tráfico de drogas e outros crimes como organização criminosa, visava dar cumprimento à novos mandados de prisões preventivas contra indivíduos ligados a operação.
O primeiro alvo, um sujeito de 25 anos, natural de Içara – SC, foi preso pela Polícia Civil de Orleans na tarde de quarta-feira (23/08/2023). O sujeito acabou empreendendo fuga quando foi abordado em um pátio de um posto de combustíveis, entretanto foi capturado logo em seguida em seu apartamento localizado no bairro Corridas, em Orleans. Este sujeito possui vários antecedentes criminais, dentre eles tráfico de drogas e tentativa de homicídio.
O segundo alvo, trata-se de um indivíduo de 32 anos, natural de São José – SC, o qual possuía vários antecedentes criminais, dentre eles 04 inquéritos por roubo qualificado e 02 inquéritos por tráfico de drogas. Este sujeito foi monitorado e encontrado no bairro Rio Bonito na noite desta quinta-feira, 24/08/2023. Ele foi avistado quando estava na carona de um veículo. O carro foi abordado pelo Pelotão de Patrulhamento Tático de Braço do Norte. O sujeito acabou pulando do veículo e se embrenhou no mato, entretanto foi acompanhado pelo grupo tático e preso.
Os alvos presos são apontados como ligados ao grupo criminoso investigado na operação. Eles foram indiciados nos procedimentos policiais a partir de provas robustas produzidas junto aos inquéritos relacionados a “Operação Narcos”. Os indivíduos presos foram denunciados pelo Ministério Público de Armazém e tiveram suas prisões preventivas decretadas pelo Poder Judiciário da Comarca. Destaca-se a agilidade e eficiência com relação aos ritos processuais por parte do MP e do Judiciário da Comarca de Armazém.
Até o presente momento foram lavrados 05 Prisões em Flagrante, 06 Termos Circunstanciados, 01 Procedimento de Apuração de Ato Infracional e 01 Inquérito Policial, cuja coordenação principal teve a brilhante condução do Delegado Felipe Samir Ferreira Andrade. As prisões ficaram sob o comando do Delegado Lucas de Sá Rezende e contaram com apoio fundamental de Policiais Civis e Militares de Gravatal, Armazém, Orleans e Braço do Norte. Até o presente momento foram presos 08 adultos e identificados 02 adolescentes como pertencentes a organização criminosa investigada.
Os indivíduos presos nesta quarta e quinta-feira foram indiciados por vários crimes da lei de drogas e da Lei de Organizações Criminosas. Eles foram encaminhados para o Presídio Regional Masculino de Tubarão.