“A vitória de Henrique e Janaína foi uma vitória para Pescaria Brava. Nós escutamos todas as 14 comunidades do município já na pré-candidatura, onde fizemos um plano de governo participativo. Todos os moradores tiveram a oportunidade de apontar as deficiências de suas comunidades e, com isso, realizamos nosso plano de governo”. Assim, o prefeito eleito de Pescaria Brava, Luiz Henrique Castro, define a vitória nas urnas, junto de sua vice-prefeita, Janaína Botega. “Agradecemos a todos os eleitores que depositaram a confiança em nós, e a todos os bravenses de modo geral, pois vamos governar para mais de 10 mil pessoas. Foi uma vitória de muita luta, de experiência, de trabalho, que viemos fazendo há muito tempo, com planejamento. E quem tem planejamento tem futuro. Planejamos este momento da vitória e ela foi concretizada através de muito trabalho e aguardando nosso momento. Esperei desde 2016 o momento para ser candidato agora em 2024. E com isso nos consagramos vitoriosos”, comemora.
Como prioridade para seu início de governo, Henrique diz que Pescaria Brava precisa urgentemente facilitar a ligação de água e energia. “Vou tomar posse no dia 1º de janeiro e já vou convocar uma sessão extraordinária na Câmara para que a gente possa fazer um projeto de lei em regime de urgência, onde vamos facilitar a ligação de água e energia em áreas consolidadas, que já têm nome de rua, pavimentação, iluminação pública, coleta seletiva. Vamos facilitar com todos os critérios, dentro da legislação”, garante. A prioridade dos primeiros 100 dias de governo, segundo o prefeito eleito, é fazer a criação do programa Pescaria Brava em Ação, que vai fazer o município crescer 20 anos em quatro anos. “Vamos fazer grupos de trabalho para cada área, obedecendo o crescimento através da sustentabilidade. Vamos fazer espaços para lazer, segurança pública, geração de renda e emprego, para apresentar à sociedade como Pescaria Brava vai se comportar nos quatro anos, que serão 20 anos de desenvolvimento do nosso município”, ressalta.
Transição
O decreto de transição já foi feito na sexta-feira pelo atual prefeito, Lourival Izidoro. “Vamos começar os trabalhos a partir desta semana. Lourival é um grande parceiro, um grande amigo, é do meu partido, e já posso adiantar que a prefeitura não tem nenhuma dívida. Todo o resto que tem para pagar já tem o correspondente em caixa. Então vamos iniciar nosso governo sem nenhuma dívida, com a prefeitura limpinha e organizada, para que possamos ter também um grande planejamento financeiro nos próximos quatro anos”, conclui Henrique.
Mais jovem prefeito eleito na Amurel em 2024
Aos 37 anos de idade, Luiz Henrique Castro é o prefeito eleito mais jovem da Amurel nestas eleições. “Isso traz uma grande responsabilidade, e também vamos querer a participação dos jovens para dialogar, criando o primeiro Conselho Municipal da Juventude. Vamos fazer ações direcionadas a esta questão, com geração de renda, de empregos, de oportunidades, de esporte. Precisamos ter esta visão especial para esta moçada que precisa estudar, se formar, ser um profissional, com atuação dentro de Pescaria Brava. Mesmo jovem, Henrique conta com uma longa experiência, começando pela formação em administração pública com pós-graduação em gestão de pessoas na saúde pública. “Fui secretário de Saúde em Pescaria Brava, assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, secretário de Gestão em Garopaba, chefe de gabinete do deputado estadual Pepê Collaço. Então, isso me traz muita bagagem, conhecimento, relacionamento, em todas as esferas, seja municipal, estadual e federal”, conta. “Isso nos vai dar condições de chegar em Brasília e encontrar portas abertas, como também em Florianópolis e em várias entidades, pela nossa experiência, minha e da Janaína, de levarmos a todos os lugares o nosso conhecimento”, conclui.