noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Política

Jornalista prepara ‘barca’, tradição pós-eleições

Com mais de uma centena de candidatos, a dificuldade não é rimar, mas fazer com que todos tenham lugar na embarcação. Eventualmente, alguém acaba não entrando, ou melhor, embarcando.

Publicada em 03/10/24 às 17:23h - 21 visualizações

Agora Laguna


Compartilhe
Compartilhar a noticia Jornalista prepara ‘barca’, tradição pós-eleições  Compartilhar a noticia Jornalista prepara ‘barca’, tradição pós-eleições  Compartilhar a noticia Jornalista prepara ‘barca’, tradição pós-eleições

Link da Notícia:

Jornalista prepara ‘barca’, tradição pós-eleições
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

Enquanto todas as atenções estarão voltadas para saber quem será eleito, Valmir Guedes Junior ficará anotando os nomes de quem não conseguiu chegar lá. Isso porque ele já começou a escrever os versos rimados da tradicional barca. Com mais de uma centena de candidatos, a dificuldade não é rimar, mas fazer com que todos tenham lugar na embarcação. Eventualmente, alguém acaba não entrando, ou melhor, embarcando. “Já fiz uns 80 e poucos versos. É muita gente, não dá para colocar todo mundo, se não a barca afunda”, ironiza o jornalista. A barca é uma brincadeira típica das eleições lagunenses. Virou tradição. A origem, segundo o radialista Carlos Araujo Horn, teria partido de uma ideia de Nelson Almeida, fundador da Rádio Difusora. Na eleição de 1947, a emissora pôs no ar os versos rimados, simulando uma embarcação em que os tripulantes e passageiros eram os candidatos derrotados. Sons que lembravam um barco prestes a zarpar ajudavam a criar o cenário lúdico para o ouvinte. A brincadeira ganhou imagem na década de 1980, quando o também jornalista Richard Calil Bulos fazia a barca desenhada em cartolinas e botava para expor em vitrines da cidade. Artista plástico, Chachá, como era conhecido, criava a embarcação em arte naif e colocava caricaturas e recortes dos santinhos. No jornal, Munir Soares também fez, durante muito tempo, a barca em quadrinhas na coluna ‘Comunidade’. Segundo Guedes Junior, que resgatou a tradição da barca na eleição de 2016, a ideia é que a tripulação da eleição de 2024 esteja rimada e pronta para partir do Porto de Laguna nos primeiros dias após a conclusão do resultado, para alegria de uns e tristeza de outros. O texto será divulgado em seu blog: valmirguedes.blogspot.com




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 259059
Usuários Online: 117
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!